Potênciadesobra:carregadorde140WdonovoAppleMacBookProédesmontadoemvídeo

Potênciadesobra:carregadorde140WdonovoAppleMacBookProédesmontadoemvídeo

A Apple oficializou o seu poderoso carregador de 140W após anunciar os novos MacBooks Pro. Obviamente essa potência toda gerou muita curiosidade dos usuários e hoje poderemos ver como é o carregador por dentro, revelando como a Apple conseguiu encaixar tantos componentes em um acessório tão pequeno.

O desmonte feito pelo canal ChargerLAB do YouTube, que começa removendo a camada exterior do acessório, que é feita de plástico branco. Infelizmente não há outro meio de abrir o acessório senão quebrando-o ao meio.

Após remover demais protetores podemos ver as placas principais, capacitores e demais componentes do carregador, alguns deles contando ainda com um revestimento térmico para evitar danos causados por altas temperaturas.


Obviamente o principal segredo para um carregador pequeno ser tão potente é o nitreto de gálio (GaN), que reduz muito o tamanho dos componentes enquanto amplia a sua eficiência energética gerando menos calor durante seu uso.

No total há 11 componentes internos que fornecem suporte ao protocolo USB Power Delivery 3.1, sendo assim o carregador de 140W da Apple pode ser utilizado com qualquer dispositivo compatível que tenha uma entrada USB-C.

A vantagem do uso deste novo padrão pela Apple é conseguir preencher 50% da bateria do MacBook Pro de 16 polegadas em apenas 30 minutos utilizando a conexão MagSafe. Vale dizer que somente o modelo de 14 polegadas suporta carregamento via USB-C, pois as portas do modelo de 16" não suportam o padrão USB Power Delivery 3.1 Extended Power Range (EPR).

Dessa forma, a Apple precisou adaptar um carregador com uma porta USB-C para MagSafe para suportar toda essa potência nos dois modelos, afinal ainda não existem cabos USB-C para USB-C compatíveis com o USB Power Delivery 3.1 EPR.

É interessante mencionar que o protocolo suporta uma entrega de até 240W via cabos USB-C, então é possível que vejamos carregadores ainda mais poderosos no futuro.



Leave a comment